quarta-feira, outubro 07, 2020

Visita às escolas - Na Aramy, Sofia constata situação muito difícil para o retorno às aulas

No segundo dia de visitas às escolas infantis da rede municipal de Porto Alegre, a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, esteve na Emef Aramy Silva, no bairro Camaquã, zona Sul da capital.

Com 34 alunos da educação especial, a escola está com surto de Covid-19 entre as trabalhadoras terceirizadas que atuam na instituição. "A situação é muito difícil, pois as funcionárias precisam se deslocar até o posto de saúde São Gabriel, mas não conseguem porque ainda não receberam seus salários", relata a deputada que constatou ainda que as servidoras estão trabalhando sem EPIs adequados à pandemia. 

Sofia considera muito séria a infraestrutura da rede, que mesmo em plantões, não funciona com a agilidade e segurança necessária para garantir a saúde. "O teste é aplicado apenas para quem ficou quatro horas com a pessoa confirmada com Covid, mesmo a direção tendo tido vários momentos de interlocução com as funcionárias, não foi liberado o teste, um absurdo", afirma a parlamentar.

A Aramy também tem problemas estruturais, tendo sido assaltada oito vezes e precisa recuperar toda a rede elétrica, pois está sem fios, cabeamento, não tem luz, internet, telefone. Nos recursos humanos, as professoras da educação infantil tiveram seu salário reduzido pela metade, em plena pandemia, Smed passando o regime de 40h para 20h. O mesmo a Secretaria fez com os estagiários, e hoje a Arany não tem nenhum.

Veja também: Visita às escolas - Sofia considera situação preocupante!


Nenhum comentário: