domingo, agosto 15, 2010

Tarso assina Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

 Ministra Nilcéa Freire veio a Porto Alegre participar de ato da Unidade Popular pelo Rio Grande


Um grande ato público, com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire, marcou a apresentação dos projetos da Unidade Popular pelo Rio Grande voltados para as mulheres. No ato, ocorrido no comitê central da coligação, no início da noite desta sexta-feira (13), o candidato Tarso Genro sintetizou as propostas. “O plano é ousado e abrange pontos fundamentais, como a autonomia econômica, o combate à violência e a inclusão social com geração de trabalho e renda”, explicou.

Entre os compromissos firmados pelo candidato ao governo do Estado está a criação da Secretaria Estadual das Mulheres para articulação e desenvolvimento de projetos. Durante o evento, Tarso assinou o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, criado pelo governo federal como política para reduzir os índices de violência contra as mulheres e promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos. No programa também está firmado o compromisso com a capacitação de 40 mil mulheres para o mercado de trabalho, atendendo as demandas de mão de obra de setores específicos da economia gaúcha, beneficiando prioritariamente mulheres atendidas pelo Bolsa Família e chefes de família, tendo ainda uma atenção especial às mulheres que vivem em situação de violência. “Tenho convicção de que o Tarso vai consolidar estas políticas no Rio Grande do Sul. Ele e a Dilma vão continuar a transformação do Estado e do Brasil”, ressaltou a ministra Nilcéia.

No estado, as delegacias da mulher serão ampliadas e qualificadas, servindo como rede de informação e amparo para as mulheres vítimas de violência. Tarso Genro, em todos os cargos que ocupou no governo federal, sempre privilegiou programas de atenção à mulher. Foi assim com o Bolsa Formação e o Mulheres da Paz, do Pronasci.

O evento contou com centenas de lideranças feministas de todo o Rio Grande. O auditório da Unidade Popular ficou colorido de lilás. “A força de vocês mulheres será fundamental para o nosso trabalho de desenvolvimento econômico e social do Rio Grande. Já estamos juntos. E continuaremos juntos”, destacou Tarso.

Os demais candidatos da Unidade Popular (PT, PSB, PC do B, PR e PPL) também apoiaram o ato.

Fonte: Site Tarso Governador.

Nenhum comentário: