domingo, novembro 22, 2009

Frente Parlamentar de Luta Contra as DST, HIV e Aids

Os vereadores aprovaram na segunda-feira (16/11), requerimento da vereadora Sofia Cavedon (PT) solicitando a instalação da Frente Parlamentar de Luta Contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), HIV e Aids.

Para Sofia, a Frente Parlamentar servirá como mais um instrumento neste longo caminho ainda a percorrer no combate à Aids, em consonância com a estratégia de descentralização e multiplicação em todos os estados e municípios da Frente Nacional. “O Poder Legislativo do Município de Porto Alegre, cidade brasileira com maior incidência de casos de Aids no país, não poderia furtar-se à tarefa de posicionar-se de maneira inequívoca e necessária frente a essa questão de tão graves proporções como é a aids em todo o país”.

Entre as tarefas que a Frente realizará está a disseminação de informações sobre o tema entre os próprios parlamentares, contribuindo para subsidiar as decisões sobre orçamento público e políticas públicas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Além disso, destaca a vereadora, será dada ênfase especial para a prevenção de posturas discriminatórias, bem como aproximar cada vez mais o Poder Legislativo da sociedade portoalegrense.

Luta
É de 1980 a notícia do primeiro caso de Aids no Brasil. Três anos depois, em 1983, foi criado o modelo de enfrentamento que se consolidou em 1986, com a criação do Programa Brasileiro de DST/Aids. Nessas duas últimas décadas a resposta brasileira à epidemia se caracterizou pelo esforço dos profissionais e setores da sociedade envolvidos na busca pela rapidez, eficiência, universalidade, igualdade de direitos e controle social dos serviços oferecidos. Esse esforço, enfatiza Sofia, tem se ampliado e se fortalecido em todas as frentes de batalha.

Nenhum comentário: