quarta-feira, dezembro 09, 2009

Moção de Repúdio ao STF pela extinção do diploma de jornalista

Parabéns vereadora Sofia Cavedon! Com exceção da bancada do PTB, que votou contrariamente, foi aprovada na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (09), Moção de Repúdio ao STF pela extinção do diploma de jornalista, protocolada pela vereadora.

Abaixo a íntegra da Moção

MOÇÃO DE REPÚDIO

Ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente aos juizes Gilmar Mendes, Carmen Lucia, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Cezar Peluso e Ellen Gracie.

Pelos Motivos que passo a expor:

Pela decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a exigência do diploma de jornalista para exercício da profissão, atingindo 80 mil profissionais, e revogando uma conquista social de mais de 40 anos.A decisão da Suprema Corte afronta estudantes de jornalismo, professores, e também ao público que se vale das mídias para manter-se informado e formar a sua opinião. Também contraria os princípios do Ministério de Educação e Cultura (MEC) que zela pela qualificação dos currículos, preocupando-se em dar as coordenadas, fiscalizar, avaliar e exigir que o curso de Jornalismo possibilite ao aluno uma formação que o habilite a exercer a profissão. Ao não exigir o diploma para atuar em veículos de comunicação e ao permitir a concessão de registro sem nenhuma normativa, a decisão do Supremo significa um descaso com quem zela pela formação dos profissionais da imprensa, além de um retrocesso histórico tanto ao Jornalismo quanto à sociedade.

Solicito que esta moção seja encaminhada ao(s) destinatário(s) a seguir relacionado(s): Supremo Tribunal Federal (STF); Sindicato dos Jornalistas do RS; Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj); Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ); Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Ministério da Educação (MEC); Ministério das Comunicações; Central Única dos Trabalhadores (CUT); Faculdades de Jornalismo da UFRGS, PUC, Unisinos, Ulbra; e aos Diretórios Acadêmicos das Faculdades de Jornalismo da UFRGS, PUC, Unisinos, Ulbra.

Vereadora Sofia Cavedon/PT

Nenhum comentário: