terça-feira, dezembro 08, 2009

Viva a liberdade de expressão!

... A liberdade de expressão defendida por ministros e entidades patronais de comunicação tem a ver com a sua visão pouco democrática de liberdade, da rejeição a um processo autêntico de diversidade cultural, da falta de respeito em relação às minorias e de preconceito contra os que não têm diploma, os verdadeiros excluídos deste país. ....

... Trecho do artigo de Wilson da Costa Bueno - jornalista e professor.

Faço a defesa da regulamentação e do diploma, de forma apaixonada, mas também racional, e não vejo demérito em defender o que acreditamos com paixão....de forma simplista, somos acusados de corporativos, mas o que há de pejorativo em ser corporativo, as demais profissões, por acaso, não são? O que há de errado em cada um defender a sua categoria profissional? A menos que seja apenas uma acusação leviana para desqualificar o debate.

Trecho do artigo de José Carlos Torves, diretor da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

Está acontecendo de quase tudo neste país... em Porto Alegre denúncias sobre corrupção no governo Fogaça, envolvendo o no Programa Integrado Sócioambiental, ganham força . No estado, aparecem mais e mais fraudes, com direito a um belo caixa-dois na campanha eleitoral de Yeda Crusius (PSDB), e compra de um imóvel, em nome de sua filha Tarsila Crusius, com origem desconhecida dos recursos para tal. Em nível nacional a corrupção corre solta envolvendo deputados e senadores do DEM ex PFL, PPS, e do PSDB de FHC, Aécio, Serra e de Yeda.

Com tudo isso acontecendo eu ainda consigo encontrar uma defensora das posições da elite brasileira. Viva a liberdade de expressão. E como diz meu colega e amigo Jorge Correa: Somente o jornalista com formação garante uma notícia com conteúdo, qualidade e imparcialidade.

Eis a resposta que recebi da cidadã:

Por primeiro, dispenso tua aulinha.
Por segundo, torço para que tua grosseira decorra do fato de teres feito uma faculdade que nada esta a valer, fato que deixaria qualquer um bravo.
Por terceiro, continuo a achar que ninguem precisa de curso superior para narrar qualquer fato, ja que consideras que o jornalistmo nao é espaço de liberdade de expressão. Reservo-me o direito de achar que se para manifestação o jornalismo nao precisa de diploma superior, o que nao dizer-se de narração de fatos acontecidos em diversos espaços geográficos.
Por quarto, essa discussão, no nivel que a provocaste, nao irá alterar o que penso e, portanto, terei imenso prazer em não mais alimentá-la.
Por último, sou pessoa acostumada quer profissional, quer particularmente a ter opiniões e teses contrarias às minhas, mas nunca tive o desprazer de enfrentar qualquer divergencia de ideias no nivel que provocaste.

Nenhum comentário: